quarta-feira, 10 de abril de 2013

PROJETO BULLYING


Durante o mês de março os professores realizaram o projeto "Bullying não tem graça!" com os alunos e comunidade escolar. Foram feitas várias atividades , entre elas:
  • Dinâmicas de Grupo: DINÂMICA DAS CORES, CAIXA COM ESPELHO, PROCURAR SEU PAR, O QUE SEI SOBRE VOCÊ . As dinâmicas foram executadas de acordo com o nível da turma.
Na dinâmica da CAIXA COM ESPELHO a professora diz aos alunos que eles irão , um de cada vez, abrir a caixa e ver algo muito especial, único! As crianças ficam surpresas ao verem seu reflexo dentro da caixa, no espelho. A partir daí, a professora conversa com os alunos sobre as diferenças que fazem de todos pessoas de valor.

  • Apresentação de filmes, como: Ponte para Terabítia; Meninas malvadas; Te pego lá fora; Harry Potter; Lucas um intruso no formigueiro; Shrek; Mulan: Happy feet; A princesinha; O patinho feio; A era do Gelo ; vídeos do Youtube. A partir dos filmes, as professoras fazem debates, produções de textos, dinâmicas:

Parte da atividade sobre o filme SHREK, aplicada no 4º A (Profª Vera):


Após assistir ao filme Shrek, procure relembrar algumas atitudes preconceituosas que o Shrek sofria. E pinte-as:
HORROROSO - ESTÚPIDO - MONSTRO- IGNORANTE- BRAVO- FEIO - CHATO - EGOÍSTA- VIOLENTO - ASSASSINO


Circule como Shrek se sentia com as atitudes preconceituosas que sentia:
ALEGRIA  -  RAIVA  -  SOLIDÃO  -  MÁGOA  -  TRISTEZA  -  VERGONHA  -  FELICIDADE

Escreva qualidades para:
SHREK ________________________________________________________________________
FIONA ________________________________________________________________________
BURRO ________________________________________________________________________

Assim como o Shrek se sentia muito magoado com as atitudes preconceituosas, nós e nossos colegas também nos sentimos tristes quando alguém nos ofende.

Quais desses sentimentos e atitudes podemos colocar dentro do nosso coração quando isso acontece?
Tristeza, raiva, mágoa, felicidade, vergonha, decepção, alegria, medo, solidão e ilusão.



  • Produção de textos 
Entrevista "papo-cabeça" feita com os alunos do 4º B (Profª Ana Paula):



  • Textos variados, apresentados de acordo com o nível da turma: 
* Famosos que sofreram bullying
* O diário de Davi Satil: uma vítima de bullying
* Matéria “Brasília é campeã de bullying”, do DFTV
* Texto “Bullying: o exercício da intimidação”
* Texto “Eu sei o que é bullying”
* Texto “Brasília, capital do bullying”
* Depoimentos dos alunos relacionados à prática do bullying
*Texto para a família:"Bullying: a brincadeira que não tem graça" 

FAMOSOS QUE SOFRERAM BULLYING

DAVID BECKHAM – Um dos maiores de futebol do mundo, já sofreu bullying por ser apaixonado pelo esporte. Adolescente, era um estranho no ninho: enquanto seus colegas pensavam em diversão, ele focava no futebol. Recusava noitadas e bebidas e os agressores diziam que isso era coisa de “mulherzinha”.
ANA HICKMANN - Apelido na escola: Ana Banana. Como reagia ao ser importunada: ficava triste e permanecia calada. "Entendi com o tempo que a chacota não tinha o menor valor".
KATE WINSLET - Ganhadora do Oscar por seu papel em “O leitor”, recebeu das crianças da escola o apelido de gorducha. “Outras meninas me provocavam terrivelmente. Eu simplesmente abaixava a minha cabeça e aceitava isso. Era o meu jeito de sobreviver” diz a atriz.
MADONNA - “Eu não era hippie nem fã dos Rolling Stones, então me tornei esquisita, se você fosse diferente, os alunos eram bem perversos. As pessoas faziam questão de serem maldosas comigo”.
FERNANDO MELIGENI, tenista. Apelido na escola: Móbile (por sua magreza). Como reagia ao ser importunado: discutia com os colegas, embora não surtisse nenhum efeito. "Isso me fez desenvolver um espírito de autodefesa".
TOM CRUISE - Era zoado por causa da dislexia, um distúrbio que interferia na sua aprendizagem. 
CHRISTINA AGUILERA - Sofria com garotas invejosas depois que saiu do Mickey Mouse Club 
ELVIS PRESLEY - zombado na escola por ser um menino tímido, dificilmente fazia amigos.
GISELE BÜNDCHEN - a top aturou muitas piadinhas sem graça por ser magra e alta. Tinha três apelidos: Saracura, Olívia Palito e Somaliana.
ALINNE MORAES - a atriz era atormentada por coleguinhas de sua escola em Sorocaba (SP), por sua boca. Tinha um apelido que detestava: Bocão, e pensou em fazer cirurgia plástica para diminuir os lábios.
STEVEN SPIELBERG -  diretor de cinema .Dirigiu filmes famosos , como : E.T. – O extra-terrestre, Indiana Jones, O parque dos dinossauros, entre outros. Sempre foi uma criança solitária, desengonçada e excluída. Apanhava diariamente dos colegas por ser judeu, era sempre o último a ser escolhido para jogos e ouvia sempre frases do tipo:”Spielberg, os judeus sujos.”
J.K. ROWLING -   autora de ''Harry Potter'', disse que sofreu bullying na escola e era chamada de ''rolling pin'' (em tradução livre, ''rolo de macarrão'', em uma brincadeira com o nome) pelos colegas.
JUSTIN BIEBER -  sofria bullying na escola e ainda sofre, principalmente com ataques virtuais.
KATE MIDDLETON - mulher do príncipe William da Inglaterra e duquesa de Gales, já sofreu bullying. O motivo seria por ela ser “perfeita demais”.
LADY GAGA - já foi jogada em uma lata de lixo por alguns garotos. Ela também sofreu outras formas de bullying: ''Já escreveram palavrões no meu armário na escola.'', contou.
DEMI LOVATO - parou de se alimentar corretamente depois de sofrer bullying na escola. "Comecei a comer muito aos oito anos; eu me divertia comendo. Eu assava uma fornada inteira de biscoitos e comia todos. Quando eu fiz doze anos, zombavam de mim na escola, me chamando de gorda".
CAUÃ REYMOND - "Minha infância foi difícil, vai ver por isso virei lutador, para colocar a raiva para fora. Os colegas me zoavam por causa da boca grande e o nome" .

  • Cartaz com corações: Cada criança terá um coração com seu nome. Os corações serão entregues aleatoriamente com o cuidado que a criança não pegue seu próprio nome. A criança escreve uma qualidade daquela criança que tem o nome no coração, entrega ao professor, que lerá as qualidades e fará o cartaz. Enfatiza que todos têm qualidades.









 



      


  


  • Livros diversos, de acordo com o nível da turma:
*NÃO TEM DOIS IGUAIS (Carmem Lúcia Campos) 
* O PATINHO FEIO
*COLEÇÃO TODOS CONTRA O BULLYING (Rose Elaine S. Machado)
*DIVERSIDADE (Tatiana Belinky )
*E SE FOSSE COM VOCÊ? (Sandra Saruê)
*DIÁRIO DE UMA VÍTIMA DE BULLYING (Lélio Braga Calhau) 
  • Palestra no dia 20/03
Palestrante: Janne Cavalcanti 
Tema: Bullying na família e na escola.
























  • Confecção de painel com a “Árvore da amizade”, para valorizar o companheirismo entre os alunos.Cada turma escreveu frases sobre amizade e companheirismo para compor a árvore.As raízes são as turmas.


  • Atividades variadas:

"Pablo Picasso tinha razão: Legal é ser diferente!" - 4º A (Profª Vera)


Cartaz 3º B (profª Elisângela)

                Árvore dos sonhos 4º A (Profª Vera)

                                                     Mural 4º A (Profª Vera)


Professora Rosália e sua turma - 1º A

Este tema será trabalhado durante todo o ano, pois não se limita a um único período do ano letivo. Contamos com o apoio e auxílio da família no combate a esse mal que prejudica nossas crianças e jovens!

Nenhum comentário: