sábado, 22 de março de 2014

É dia da água!


Dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio: isso é tudo o que forma uma molécula de água – um dos compostos químicos mais simples e mais importantes para a nossa vida. Ela serve para beber, cozinhar, tomar banho, limpar a casa, produzir energia e uma infinidade de outras coisas. De tão importante, ganhou até um destaque no calendário: dia 22 de março é Dia Mundial da Água!

Neste Dia Mundial da água, separamos sites com jogos onlines e atividades educativas para as crianças aprenderem sobre o tema de forma divertida. Separamos também três dicas de livros imperdíveis:


O banho de Nina
(De Ana Cristina Melo, com ilustrações de Cris Alhadeff. Editora Escrita Fina)
Ao saber que a água do mundo poderia acabar, Nina ficou preocupada e começou a matutar soluções pra esse problema. Suspender a escovação de dentes? Pedir para o papai não lavar o carro? Deixar de usar a descarga? Conheça as ideias dessa menina disposta a impedir uma seca generalizada.


Tomar banho é uma encrenca!
(De Manuela Monari, com ilustrações de Benjamim Chaud. Editora Caramelo)
Se você é daqueles que não gostam muito de tomar banho, precisa conhecer Mateus, um menino que adora inventar maneiras de fugir de uma chuveirada. Adorava, quer dizer. Um belo dia ele entrou no banho e descobriu coisas tão incríveis que mudou de ideia!


Encontros d’água – sete contos d’água
(De Ninfa Parreiras, com ilustrações de Fabiana Salomão. Editora Scipione)
Quem nunca provou a água do mar? Um menino de Minas Gerais está prestes a ter seu primeiro encontro com o oceano. Fica imaginando como seria incrível experimentar daquela água, geladinha, cheia de sal, areia e até conchinhas. E cisma de levar um pouquinho do mar para sua cidade… Essa é só uma das histórias que você vai conhecer neste livro. Aposto que vai gostar!


Sites divertidos sobre o tema

O site criou um Jogo da Água, em que a criança aprende a economizar o recurso natural em oito diferentes situações.


O Grupo Smartkids fez um especial sobre a água que reúne informações históricas, dicas de economia, passatempos e desenhos para colorir.


São mais de 100 atividades sobre a água para download gratuito, além de dicas de tratamento, cuidados e economia.

(Informações com Blog da SanVale)
Vale a pena conferir os vídeos:





Você sabia que a água também tem os seus direitos? Veja quais são:


Vamos fazer a nossa parte!


Nenhum comentário: